História de Albufeira


As primeiras pessoas ocuparam Albufeira no ano 2000 a.c., onde a principal atividade era a pesca. Primeiro foi batizada de Baltum pelos Romanos, mais tarde, no ano 716 os Árabes a chamaram de Albuar ou Albuhera, que significa “Castelo do mar”, uma referência a um castelo.

Esse castelo estava bem posicionado e foi a última fortificação Árabe a cair pelo Rei Afonso III de Portugal. Atualmente ainda se pode ver o legado que os Árabes deixaram para trás nos seus cinco seculos de ocupação.

Em 1 de Novembro de 1755 Albufeira foi totalmente destruída por um terramoto, o terramoto conhecido como “Terramoto de 1755” que destruiu também grande parte de Lisboa, o terramoto gerou também um maremoto que engoliu a parte baixa da vila. Os sobreviventes refugiaram-se numa igreja perto da aldeia, infelizmente uma réplica fez a igreja matando os 227 ocupantes.

A 27 de Julho 1833, durante as lutas liberais, a guerrilha do Remexido (Na altura escrito “Remechido”) cercou os militantes da guerrilha liberal refugiados nesta vila à qual foi posto impiedoso cerco, matando 174 da população.

A partir da década de 1960, Albufeira tornou-se num ponto turístico com fama internacional. Foi reconhecida como cidade através da lei de 23 de agosto de 1986.


Vitor Oliveira / Portuguese_eyes / Flickr



Comentários

  1. Adoro conhecer a história das localidades. Apaixono-mo com as maravilhas que existem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, assim como Portugal, Albufeira realmente tem uma história fascinante.

      Eliminar
  2. Uma história e cultura interessante!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário